segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Aprendendo a modelar












Buenas, gurizada. Depois de deixar o blog enchendo de poeira por um tempo, estou de volta para atualizar este diário mais seguidamente. Trago aqui uns exercícios feitos no programa Maya, meu objetivo era modelar um tronco feminino, deixando-o o mais realista que conseguisse e pronto para ser animado, usando a técnica dos Edgeloops.

Bom, isto que estou mostrando deve ser a 5ª ou 6ª tentativa, e só após estudar muitos videos e livros e errar muito, eu consegui minha primeira amostra razoável. Mostro também um dos insucessos, as 3 imagens bem abaixo.

Durante pouco mais de um mês, estive tendo aulas aos sábados de Maya e de ZBrush, respectivamente durante a manhã e tarde. Engraçado como após dar uma boa olhada, a gente percebe que o universo 3D não é um bicho de 7 cabeças. Ele é cheio de regras, é verdade, mas afinal de contas todos os outros programas o são. E é muito bom poder ver os seus personagens ganharem formas desta maneira, poder vê-los por todos os ângulos. Sempre curti concept art, e a possibilidade de ver minhas criações ganharem formas orgânicas para poderem ser animadas é uma ideia muito agradável.

No momento, para o Maya, estou estudando por 2 livros. Dominando Maya 4, de Jim Lammers e Lee Gooding, indicação do amigo Glauco Blum, que trabalha com o Maya na Techfront produzindo games. O livro é antigo, porém passa todas as bases necessárias para modelar, animar, iluminar e renderizar usando o programa, e o preço está bem em conta.

O outro é Edgeloop Character Modeling, de Kelly L. Murdock e Eric M. Allen, livro excelente que fala sobre as técnicas de modelagem para animação, não se atendo a um programa específico, mas no conceito básico que deve ser usado em todos os programas para modelar a figura de maneira que ela esteja pronta para ser animada, e não seja apenas uma estátua virtual.

Meu objetivo é, no prazo de 2 anos, ter um trabalho com qualidade suficiente para arranjar algum emprego fora do Brasil na indústria de games, e não me entendam mal, nunca fui do tipo que faz de tudo para sair do país, pois amo este lugar, mas sinto que só trabalhando fora daqui por um tempo poderei aprender a fundo as coisas que quero. Portanto, em 2 anos meu inglês tem que estar afiado e meu conhecimento 3D o melhor possível.

Portanto, critiquem, apontem meus erros, me apresentem formas mais práticas de trabalho e novas técnicas. Este é um terreno totalmente novo pra mim, tenho muito que aprender e toda ajuda é muito bem-vinda. Espero que tenham gostado.

Agora é aproveitar um pouquinho o 20 de setembro aqui no RS.
HASTA LUEGO, INDIADA!!

Nenhum comentário: