segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Exercícios por partes




Buenas, gurizada. Depois de uns dias sem mexer com o ZBrush, resolvi dar uma exercitada. Como reparei que estou tendo dificuldade em esculpir os detalhes de um rosto de maneira convincente, decidi exercitar partes como olhos, boca, orelhas, por serem mais rápidos e eficazes para o aprendizado do que uma figura inteira.

Fiz este estudo de um olho, me baseando no que lembrava das esculturas de Michelangelo Buonarroti. A maneira como ele construia suas imagens era muito realista, sem dúvida este velho mestre ainda é uma das melhores referências para o aprendizado.

Ah, e antes que eu esqueça, as cores foram feitas diretamente no ZBrush e realçadas no photoshop. Espero que curtam e se possível deixe uma crítica ou sugestão.

Hasta luego, indiada.

2 comentários:

Pat disse...

Já me disseram que olhos, mãos, pés e nádegas, são as partes mais difíceis de se modelar. E cotovelo é quase impossível de se fazer (sefor pra se mover).

Eu achei muito bom as saliências e tudo o mais, não sei quais foram as suas dificuldades, mas posso dizer que gostei muito do resultado. Colocasse até os nervinhos no glóbulo, que coisa xD. Claro que comparando com a estátua, percebi que a Íris está um pouco maior do que seria o "normal" da gente. Talvez só precise colocar um pouco mais de "olheira" nele. Você pretende fazer a cabeça toda?

hqcharlie.blogspot.com disse...

Oi Pat. Eu pretendo ir fazendo apenas exercícios dos detalhes em separado por um tempo, como quando a gente tá aprendendo a desenhar, que começa a fazer séries de olhos, de bocas e tals, até passar para o conjunto. É uma excelente forma de aprendizado, e espero que quando terminar eu consiga fazer rostos com um realismo convincente.

No próximo vou usar alguma foto de referência, e vou tentar ser mais esperto, usar a simetria e fazer os 2 olhos, hahaha.

Obrigado pelos comentários, as sugestões estão anotadas. Valeu!!