quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Vamos começar do começo







Buenas, gurizada. Aqui estou eu novamente com mais alguns exercícios de ZBrush. Desta vez a tentativa é de esculpir a figura de um homem, que a meu ver é mais fácil de fazer que o corpo de uma mulher por ter os músculos mais marcados e não necessitar de tanta delicadeza para criar suas formas.

Comecei este esboço usando as ZSpheres para construir o molde básico, tentando deixar as formas básicas bem trabalhadas para facilitar a modelagem. Depois fui jogando apenas com os brushes clay tubes, move e standard. Estou dando uma boa lida nos livros que citei em posts passados aqui no blog e tenho feito muitas pesquisas para tentar entender a ferramenta, mas nada melhor que a prática. O artista Gerson Klein (Ubisoft Porto Alegre), que dá aulas na universidade FEEVALE e também deu o curso de ZBrush que fiz um tempo atrás, dizia que a melhor coisa para aprender eram exercícios de curto prazo. Bueno, estou tentando adotar esta prática, mas este estudo ainda vai ser melhor trabalhado.

Por hora é isso, agora vou descansar um pouco. Hasta luego, indiada!!

Um comentário:

Fer Fer Fer disse...

Cara acho que voce ja ta a anos luz de distancia de mim em anatomia... eu vejo esses detalhamentos e nao sinto que consigo fazer. É até engraçado, eu achei que na figura 3 vc tava indo por um caminho meio errado e na 4 ajeitou tudo, porque voce se focou mais na silhueta geral do que nos detalhes. Eu to curtindo mais ir atras de abstraçao no traço...quando eu penso em representar uma figura em primeiro lugar tem me vindo a cabeça o estilo e a expressao do traço mesmo, e nao o realismo... e É muito legal ver esses teus exercicios indo pro outro lado, me faz lembrar que eu não devia perder totalmente o contato com isso pra nao sair peruando errado demais!