quinta-feira, 2 de abril de 2015

Passos-a-passo da garota de cabelos rosa



Buenas, gurizada! 2 posts em 2 dias, já é o record neste 2015.

Estou trazendo o passo-a-passo deste estudo que fiz hoje, tentando mostrar uma técnica que resolvi treinar. Quando se trata de uma pintura digital, eu gosto de pintar tudo em uma única layer, mas sempre é bom saber como trabalhar com várias layers. Basicamente, eu trabalhei em tons de cinza para dar todo o volume no desenho e só depois apliquei as cores, utilizando brushes e as ferramentas de seleção e gradiente.

Eu considero este um tutorial que está entre o intermediário e o avançado, portanto preste bastante atenção. Então sem enrolações, vamos ao tutorial e boa sorte!

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Passo 1 - esboço:

Um pouco inspirado nos quadrinhos e mangás que tenho acompanhado nos últimos tempos, fiz uma pose bem simples, buscando dar uma personalidade um pouco revoltada. Basicamente se trata de uma adolescente que curte rock'n'roll, e isto tinha que estar retratado em sua imagem. Não queria fazer algo que fosse sexista ou erotizado, apenas retratar o tipo "rebelde fofinho" que se vê entre adolescentes. Celular no braço e fones nos ouvidos, pés levemente para dentro, chuquinhas nos 2 lados da cabeça, franjinha na testa e cara de "não me amole" estampada no rosto.

Depois de definir o traço, resolvi tirar uma série de fotos do desenho para escolher a melhor delas para colorir. Ah, sim, eu tenho mania de colorir meus desenhos diretamente da foto, aproveitando a iluminação e texturas originais da imagem. Muitas vezes consigo dar um aspecto de colorização tradicional, parecendo lápis de cor ou aquarela. Enfim, vamos à próxima etapa.





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Passo 2 - máscara:

Com a foto escolhida, fiz um ajuste nos levels da imagem (Control + L), apenas para deixá-la um pouco mais clara. Como a foto veio em formato JPG, na aba de layers dei um duplo clique na layer "background", e assim à transformei em uma layer editável. Para facilitar, a partir de agora irei me referir a esta layer como "principal".

Após isto, ainda na aba de layers e com a layer principal selecionada, na barra de Blending Options, aquela onde aparece escrito "Normal", troquei a opção para "Multiply", o que faz com que tudo que for mais claro NESTA LAYER irá mostrar o que estiver nas layers abaixo. Quando você estiver experimentando, teste as outras opções para entender a diferença entre as diferentes blending modes e entender como elas podem ser utilizadas.

Após ter feito isto, pintei toda a silhueta da personagem na layer que criei abaixo da imagem principal em um tom de cinza. A ideia aqui é apenas esta, criar uma área que funcionará como uma máscara, uma área onde a pintura será aplicada sem vazar para fora de seus limites.


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Passo 3 - degradé:

Após criar esta máscara, eu ativei a opção Lock Transparent Pixels para fazer com que somente a área onde há pintura seja preenchida. Ela se encontra logo abaixo da aba de Blending Modes, juntamente com outras 3 opções de Lock, cada uma com sua característica específica.

Tendo feito isto, selecionei um tom de cinza mais claro, e utilizando a ferramenta Gradient Tool (você alterna entre ela e o Paint Bucket Tool, o balde) e configurei para que este degradé fosse da cor principal para o transparente de maneira radial, conforme mostram as imagens a seguir. Tendo feito estas configurações, usei a ferramenta de cima para baixo, simulando uma base de luz vinda do alto.
































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Passo 4 - separando os tons:

Nesta etapa eu usei as ferramentas de seleção, como Lasso Tool, Polygonal Lasso Tool e mesmo a Pen Tool para selecionar as áreas correspondentes às roupas, cabelo, pele, etc. Após, eu dupliquei apenas a área selecionada e através da ferramenta de Hue/Saturation (Control + U), eu clareei ou escureci estas áreas para separar os tons da imagem, conforme você vê ao lado.

Sim, você poderia ter pulado a etapa anterior e passado diretamente para esta, mas aí você não teria o degradé básico que a imagem possui após o passo anterior.













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Passo 5 - iluminação e clipping mask:

Nesta etapa eu criei uma nova layer para trabalhar a base da iluminação. É muito popular o uso de uma layer em Multiply apenas para fazer o sombreamento e uma outra apenas para fazer a iluminação, variando entre Lighten, Screen, Overlay, ou Soft Light mode. Isto é da escolha de cada um.

Como eu estava com preguiça, fiz tanto luz quanto sombra em uma única layer em Normal Mode com uma opacidade mais baixa, conforme mostra a imagem, e é aqui que começa uma parte bem interessante.

Existe uma ferramenta chamada Clipping Mask, que faz com que tudo pintado nesta layer só apareça dentro da área da layer que está logo abaixo. Para isto, você irá criar uma nova layer ou arrastar a layer desejada para cima da layer que você quer que funcione como máscara. Clicando com o botão direito nesta layer, você encontra a opção Create Clipping Mask, você verá que a layer irá se deslocar na aba um pouco mais para a direita e uma seta irá surgir apontando para a layer logo abaixo, mostrando que elas estão unidas com esta função. O atalho para fazer isto ficar pressionando a tecla Alt e clicar com o botão esquerdo do mouse entre as layers que você quer que sejam linkadas.

Após fazer este link das layers, usei os brushes e a ferramenta de degradé para fazer toda a iluminação. Constantemente usei as ferramentas de seleção para poder trabalhar melhor a pintura












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Passo 6 - cores e finalização:

Depois de tudo isto, criei uma nova layer por cima de tudo e novamente linkei à layer principal, você pode usar várias layers linkadas a uma específica usando esta ferramenta.

Pus ela no modo Overlay e comecei a aplicar as cores escolhidas. Desta maneira, todo o volume feito com o sombreamento nas layers abaixo irá passar automaticamente para a layer com as cores, o que é muito prático. Trabalhar todo o sombreamento em tons de cinza e depois aplicar as cores por cima é uma das técnicas mais utilizadas na pintura digital, e existem muitas outras formas de se aplicar, todas elas partindo do mesmo princípio: layers em tons de cinza dando todo o volume da figura e outras aplicando as cores.

Neste momento, as sombras ainda estão muito cinzas, dando um aspecto um pouco sem vida à imagem, portanto voltei à layer que usei para fazer o sombreamento e usei a ferramenta Hue/Saturation, usando a opção "Colorize", e transformei o degradé cinza em um degradé em tons de roxogerando um sombreamento mais vivo.

Por fim, resolvi trabalhar um novo outline na imagem em uma outra layer, mais solto e fino, sem a obrigação de ficar perfeito no desenho que já estava concluído, algumas layers de ajuste de levels, saturação, um fundinho preguiçoso e dei a arte como finalizada.
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Enfim, este foi o processo que utilizei neste desenho, e o resultado é aquele que você vê no início deste post. Espero que vocês tenham curtido, e qualquer dúvida, podem enviar um e-mail que eu respondo quando tiver tempo. Hasta luego, indiada!!

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